AR-CONDICIONADO NO TRABALHO? SEJA EDUCADO, SIGA ESTAS 8 REGRAS BÁSICAS
Todos sabem que, atualmente, o ar-condicionado deixou de ser artigo de luxo para poucos para tornar-se um equipamento essencial para a melhora na qualidade de vida das pessoas. Assim, é possível encontrá-lo em diversas empresas pelo mundo todo, independente da área de atuação desta, afinal, todo funcionário necessita de conforto para exercer a sua função de forma satisfatória e eficaz, seja ela qual for.
Bom, sabendo que o ar-condicionado está cada vez mais presente em empresas de todos os setores, é mais do que comum que hajam também divergências de opiniões na equipe em relação ao condicionamento de ar, afinal, somos todos diferentes uns dos outros e, por isso, nem sempre a sensação térmica ideal para um é a mesma para o outro.
Pensando nisso, reunimos aqui algumas regrinhas de etiqueta que podem ajudar no convívio pacífico entre os funcionários e o aparelho de ar condicionado, evitando desentendimentos desnecessários, veja:
1. Se a temperatura do ambiente não estiver do seu agrado, antes de alterá-la ou fazer alguma reclamação, pergunte aos seus colegas o que eles acham da temperatura e se concordam com a alteração.
2. O direcionamento do ar está bem na direção de sua mesa e você não é lá dos mais calorentos? Calma, basta redirecioná-lo mexendo nas aletas do aparelho. Se ainda assim o problema não for resolvido, tente negociar a troca de lugar com um colega que prefira um ambiente mais fresquinho.
3. Sempre é bom lembrar: quando trata-se de frio, temos alternativas, como um agasalho, já em se tratando do calor, não tem o que fazer. Por isso, leve sempre um casaquinho com você, assim, se a temperatura estiver ok para todos, menos para você, a solução estará a postos e evitará desentendimentos, até porque em uma empresa a prioridade é o bem-estar do grupo, não o individual.
4. Quando o clima estiver ameno, o ideal é utilizar a ventilação do aparelho no mínimo, a fim de reduzir ruídos e gastos, além de evitar exageros e, por sua vez, conflitos.
5. Se a reclamação for o ar muito ressecado, adicionem um umidificador ou, em casos de ambientes pequenos, uma bacia d’água já resolve.
6. Pessoas com doenças respiratórias, como renite, asma, sinusite, entre outras, tendem a ficar desconfortáveis em ambientes com ar-condicionado exatamente pelo ar seco. Portanto, tenha calma com esses tipos de casos, e sugira a opção citada no item 5, vai ajudar muito.
7. O calor diminui a produtividade da equipe de trabalho, sendo assim, o conforto térmico é essencial, conforme defende a resolução nº 9 da ANVISA. Se houverem muitas discussões no ambiente de trabalho por conta do ar-condicionado, explique isso aos seus colegas.
8. Sempre solicite a manutenção preventiva do aparelho. Isso garantirá o bom funcionamento dele, sem riscos para a saúde, além de prevenir problemas como a “Síndrome do Edifício Doente” – que é uma proliferação de bactérias pelo mau uso do ar-condicionado.
Seguindo essas regras, o convívio harmonioso e confortável é garantido! E se já está na hora de realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado de sua empresa, não adie, chame a Hiperar!
Fonte: Web ArCondicionado