+55 41 3332.4060

Notícias

17 de agosto de 2016 - às 22:52h58

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

Você ainda está em dúvida sobre comprar ou não um ar-condicionado por medo de não dar conta de pagar a conta de energia elétrica? Pois fique calma, saiba que muitos dos boatos que rolam por aí, de que o ar-condicionado causa um enorme acréscimo ao consumo de energia, não passam de boatos!

Hoje vamos desmascarar alguns mitos sobre ar-condicionado versus consumo de energia e, também, dizer algumas verdades, a fim de te deixar ciente sobre o uso do ar-condicionado e seu consumo de energia e, assim, permitir que você escolha qual é a melhor para você e seu ambiente!

Primeiro de tudo, sobre investir em qualquer aparelho para qualquer ambiente, é possível? Não! Isso é um mito. Não adianta nada você comprar um ar-condicionado na promoção, querendo economizar, e não levar em consideração em qual ambiente ele será instalado. Antes de escolher o modelo ideal de ar-condicionado é preciso considerar o tamanho do ambiente, a intensidade do fluxo de pessoas, e diversos outros fatores que influenciarão diretamente em tal escolha.

Outra informação muito disseminada por aí é a de que o ar-condicionado com tecnologia inverter reduz o consumo de energia, o que é verdade! Essa função é capaz de controlar a velocidade da compressão do aparelho, o que permite que o compressor não precise ser desligado nunca e, assim, evita picos de voltagem e oscilações de temperatura. Aparelhos que contam com essa função podem gerar uma economia de até 40% se comparados à aparelhos convencionais!

Há quem diga que a instalação nada tem a ver com o consumo de energia do ar-condicionado, e isso é um grande mito! Uma instalação feita de maneira incorreta irá interferir diretamente na produtividade do aparelho e, consequentemente, no consumo de energia também. É essencial deixar que profissionais capacitados, como os da Hiperar, realizem a instalação do aparelho, para garantir a melhor performance, segurança e baixo consumo energético.

E será que ligar e desligar o aparelho frequentemente ajuda na economia de energia? Pois saiba que não, isso é apenas outro mito. Inclusive, quando o ar-condicionado é ligado e desligado com muita frequência o gasto energético é aumentado, pois esse ato causa picos de consumo.

Para garantir um baixo consumo de energia e conforto térmico ao mesmo tempo, o ideal é procurar pelo modelo certo de aparelho para o seu ambiente e deixar o serviço nas mãos de uma empresa especializada, como a Hiperar, para que seja realizada a instalação de maneira correta e, além disso, sejam realizadas periodicamente as manutenções preventivas!

 

Fonte: Refrirede